quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Coluna Arquitetar é... para Jornal O Debate_ 28/09/12


Olá, pessoal!

Um dos artifícios mais versáteis na decoração é o gesso. Ele possibilita infinitas soluções de fechamentos a móveis, forros e etc. Usado antigamente nas molduras, o gesso foi ganhando cada vez mais espaço devido à sua grande aplicabilidade. Além de ser relativamente barato, o gesso pode se tornar um grande agente transformador em um ambiente, seja como ornamento ou como simples delimitador de espaços. De fácil aplicação, apesar de não ser um trabalho muito limpo, já que tudo a sua volta fica branco de pó, o gesso é um grande aliado de arquitetos, engenheiro e projetistas, desde que usado com sabedoria e bom gosto.

O dry wall (parede seca) é muito útil quando se trata de delimitar ambientes e fechar vãos, principalmente pela agilidade na execução. Um salão pode ser rapidamente remodelado através de paredes de gesso sem a menor necessidade de tijolos e cimento. Além dessa vantagem, o gesso pode ser usado em forros, molduras e sancas, significando um grande diferencial em um ambiente. Além de facilitar a instalação de luminárias embutidas sem quebra-quebra, o gesso é um acabamento rápido e prático para lajes.

Aqui vão algumas dicas na hora de optar pelo emprego do gesso:

– Ambientes com pé-direito baixo dispensam o forro rebaixado; quanto mais baixo, maior será a sensação de claustrofobia. Se for inevitável o acabamento em gesso faço-o rente à laje.

– Quando for projetar um home theater ou sala de TV o interessante é rebaixar o forro para aumentar o aconchego, mas evite fazê-lo reto. Desenhe o rebaixo com degraus ou recortes: eles melhoram a acústica e facilitam a iluminação nesses ambientes, que deve ser diferenciada.

– As sancas são excelentes ferramentas para disfarçar a iluminação indireta (que é aquela que vai iluminar o ambiente de modo geral). Com elas é possível embutir lâmpadas fluorescentes (tipo palito) e você pode criar diversas cenas no mesmo ambiente.

– Quando não quiser mudar muito o ambiente, mas quer dar um charme sem quebradeiras e reformas demoradas, não pense duas vezes: o gesso será em absoluto a melhor opção (e a mais barata, levando em consideração custo-benefício e rapidez de execução), seja para aumentar as luminárias em determinado cômodo ou para dar a ele uma carinha nova.

– Quando se tratar de decorar uma parede de gesso, esteja atento à estrutura das paredes. Peça as medidas exatas entre perfis ao responsável pela execução – isso facilita e muito na hora de pendurar quadros, varões de cortinas e até mesmo portas de correr com trilho aparente. Não esqueça também de que você precisará de parafusos e buchas especiais.

-- Se possível, organize o cronograma de obra para que a instalação do gesso seja antes dos acabamentos finais, como pisos de madeira e instalação de móveis planejados. Você precisará exigir cuidado do pessoal da mão de obra seguinte, mas em compensação não ficará muito preocupado com a sujeira. Obs.: isso não vale para banheiros e cozinhas com revestimento até o teto, pois as molduras e forros finalizam a última carreira de instalação.

Pessoal, faltou espaço para mais dicas, mas eu volto futuramente com novas idéias, ok? Porque arquitetar é adequar, e para adequar um ambiente ao estilo de vida de cada cliente é necessário utilizar materiais práticos eficientes, que cumpram seu papel sem transtornos e decepções. Aliar rapidez, baixo custo e redução de entulhos é primordial!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover