quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Coluna Arquitetar é... para Jornal O Debate_ 31/08/12

Olá, pessoal!

O sonho de muitos, senão todos, é a casa própria, não é?! É a realização de uma vida de trabalho, lutas e conquistas. E, para algumas pessoas, uma casa entre quatro paredes não é bem a definição de lar que entendemos.

Portanto, vou mostrar a vocês, essa semana, uma maneira diferente morar. Assim como todos somos diferentes, e pensamos diferente, assim também somos diferentes em nossa maneira de morar! Uns gostam do campo, outros das metrópoles, tem aqueles que gostem de casas grandes e espaçosas e tem os que gostam do aconchego dos pequenos apartamentos. Para exemplificar essas diferenças, vou apresentar a vocês as casas containers.

Os containers são aquelas caixas enormes de metal usadas para transporte de volumes em navios. Quem foi a algum porto já se deparou com eles, ou então viu em filmes: sempre tem uma cena de ação com gente lutando no meio delas. Os containers são fabricados em diversos padrões e tamanhos.

Essas casas estão se tornando cada vez mais comuns nos Estados Unidos. Já tem empresas que, além de fabricar os containers para o seu destino original, estão fabricando modelos para que sirvam como casas. Tem até escritório de arquitetura projetando as casas containers.

Nos projetos residenciais, eles podem ser usados como a casa toda. Podem compor a casa, como peças, montando partes da casa, onde são integrados a algum sistema tradicional de construção, ou, então simplesmente montados como os joguinhos de encaixe lego em que vários containers formam uma só casa. Em Amsterdã, na Holanda, foram construídos edifícios para estudantes, montados inteiramente com containers, que chegam a abrigar mais de mil pessoas.

Aqui no Brasil, os containers descartados já eram usados na construção civil para fazer banheiros, depósitos e até escritórios nas obras. Agora, com uma nova mentalidade sobre reaproveitamento e uma nova missão em torno da sustentabilidade, eles estão assumindo uma nova personalidade: casas.

Essa nova modalidade de “construção” pode representar em torno de 35% de economia em relação às construções tradicionais, já que as estruturas já estão prontas, mas exige um cuidado extra em relação a isolamento térmico, facilmente resolvido com produtos próprios. Outra observação importante é em relação ao posicionamento no terreno e posicionamento das esquadrias, que devem favorecer a ventilação cruzada. Em compensação, economiza-se em tempo de execução e em revestimentos externos.

Mais importante que todas essas vantagens, ele ainda pode ser uma grande ferramenta a favor da sustentabilidade. Ele representa o reaproveitamento de um produto que não serve mais à sua função original, mas que pode servir a diversos usos. Além disso, algumas dessas casas containers tem jardins na cobertura e até sistema de captação de água pluvial. Sem contar que todo o resíduo das obras em caçambas e mais caçambas de entulho são praticamente reduzidas à zero.

Espero que tenham gostado dessa nova maneira de morar, porque arquitetar é: estar atenta às infinitas maneiras de morar e, mais que isso, saber identificar a melhor maneira para cada cliente, que é único. Cada particularidade faz com que uma simples caixa, seja ela de alvenaria, madeira, vidro ou mesmo metal, transforme-se em um lar acolhedor, que seja inspiração para novos objetivos, novas conquistas e novas casas.








imagens via

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pin It button on image hover